Menu

The Legend of Zelda – Ocarina of Time 3D

Com tantos títulos e video games que ficam no passado, já se tornou moda realizar remakes de jogos antigos, uma área que alias, a Nintendo tem se dado muito bem deste a época do Game Cube, com Resident Evil e Metal Gear Solid The Twin Snakes.

Porém, é nos portáteis da empresa é que encontramos as regravações de seus próprios jogos, como vimos em Mario 64 no DS e Star Fox 64 no 3DS. As duas iterações de Zelda também apareceram para trazer um novo começo para os jogadores que pularam ou não pegaram a 5° geração de 64 bits da Nintendo, ou mesmo para os jogadores que querem reviver a aventura com alguns extras a mais.

Ocarina of Time 3D traz melhorias gráficas significativas, melhores controles, mira giroscópica, algumas modificações e extras bem encaixados. Além disso, o game traz novos modos para alongar a experiência, como o modo de enfrentar chefes (Boss Rush Mode).

ocarina-of-time-3d-grafico-comparacao

Comparação gráfica entre Ocarina of Time 3D e o original de Nintendo 64

Assim como os Zeldas antigos, como “A Link to The Past” no Snes, os jogadores menos experientes ou não acostumados com os jogos da franquia podem se sentir meio perdidos com os quebra cabeças que o jogo introduz, muita vez deixando a ideia vaga do que se fazer para avançar na história ou realizar uma missão secundaria. Por isso foi introduzido Sheikah Stones em algumas porções do mundo de Hyrule, para indicar o caminho para os mais perdidos.

Os controles foram amplamente melhorados nesta versão aprimorada de Ocarina of Time em relação ao N64. Mirar em primeira pessoas já não é mais difícil e cansativo quanto era no antigo console, seja pelo analógico ou pelo giroscópio. As batalhas estão mais fáceis de controlar, o que pode facilitar um pouco para quem já é veterano, mas se o jogador for novo na franquia, pode morrer algumas vezes, pelo menos até descobrir o que fazer para se derrotar um chefe por exemplo.

Além de todos os aprimoramentos, o jogo no 3DS inclui o modo Master Quest, na qual também foi lançado na época para o Game Cube, que traz uma nova experiência dentro do mundo de Ocarina of Time. Assim como no Master Quest original, os inimigos estão mais difíceis e os labirintos possuem algumas modificações. Muitos itens adicionais em Ocarina of Time agora são obrigatórios para se completar o jogo. Na versão do 3DS, além das alterações originais de Master Quest, o mundo inteiro foi espelhado (como em Twilight Princess no Wii), modificando completamente as direções do mapa e até mesmo o braço em que Link utiliza a espada e o escudo. Master Quest se torna disponível assim que o jogador terminar Ocarina of Time pela primeira vez, trazendo uma nova experiência para quem quer jogar o clássico de 64 em 3D de uma maneira diferente.

ocarina-of-time-3d-grafico-batalha

O controle em batalhas foram aprimorados em Ocarina of Time 3D

Conteúdo adicional e principais diferenças em Ocarina of Time 3D

  • Adicionado a expansão Master Quest
  • Adicionado pedras Sheikah para ajudar o jogador
  • Adicionado suporte 3D
  • Adicionado mira giroscópica
  • Adicionado a opção de dormir na casa de Link, para recuperar as energias
  • Modo Boss Rush
  • Melhorado os controles de combate
  • Não é necessário pausar o jogo para utilizar a Hover Boots ou Iron Boots, estes ficando no menu de Itens agora.
  • Quando Link não estiver armado ele entra mesmo assim em modo de combate ao se aproximar de um inimigo
  • Removido a exibição do número de mortes do jogador na tela de Loading
  • Fadas rosas recuperam mais energias
  • Navi possui novas conversas
  • Ícones na Water Temple foram melhorados
  • Algumas cenas adicionais, como o encontro com Moblin’s em Forest Temple
  • Stone of Agony foi substituído por Shard of Agony, que ajuda o jogador a localizar locais secretos
  • Removido o sangue no fundo do túnel na vila Kakariko
  • Adicionado imagens nas paredes em Gerudo Prision, com imagens de Zelda Skyward Sword
ocarina-of-time-3d-grafico-master

No templo do tempo, Link pode alterar entre o tempo original (criança) e sete anos no futuro (adulto), alterando os eventos do jogo

Portar Ocarina of Time e Majora’s Mask para o 3DS foi uma jogada de mestre por parte da Nintendo. A jogabilidade progressiva, os mistérios, o mundo open-ended, toda a atmosfera que fez deste Zelda ser um grande jogo, agora em 3D, pode ser tanto um novo começo para os novatos na franquia quanto uma maneira de redescobrir um clássico para os veteranos.

Dica do Ninja: Não tenha vergonha em utilizar as pedras Sheikah (adicionados em Ocarina of Time 3D) para descobrir alguns segredos no jogo. Se você não está acostumado com os jogos da franquia, notará que muitos secrets são bem difíceis de se encontrar, porém não impossíveis!

Vinicius Tarouco
Redator e Analista SEO. Jornalista por paixão e aficionado por tecnologia, livros e jogos eletrônicos.

Seja o primeiro a comentar, colabore com o Ninja Gamer!

Deixe uma resposta